CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Divulgue!!!

MTP, mais um ano com você!!! 2011

terça-feira, 8 de setembro de 2009

MTP Estudos
ÊXODO


SUMÁRIO
O Êxodo foi a saída do povo hebreu do Egito no tempo de Moisés. Mas foi muito mais do que isso. Foi um momento decisivo na história hebraica - e um exemplo forte do poder de Deus para salvar aqueles que confiam nele. Judeus e s da mesma maneira voltam seus olhares para o Êxodo buscando inspiração para sua vida espiritual.
O cenário do Êxodo é este: centenas de anos antes, Jacó (filho de Isaque e neto de Abraão) mudou-se para o Egito com sua família, onde seu filho José ocupava um alto cargo no governo. Rapidamente a família se tornou um dos maiores grupos étnicos do Egito. Com o tempo, no entanto, foram forçados a trabalhar como escravos para seus hospedeiros, os egípcios. O tratamento que suportaram foi cruel e aparentemente viviam sem esperança. Foi dessa situação que Deus resgatou os hebreus guiando-os para fora do Egito no Êxodo.
No relato bíblico sobre o Êxodo, encontramos o notável Moisés. Foi a pessoa escolhida por Deus para transformar uma ralé de escravos numa grande nação. Também tomamos conhecimento de eventos marcantes, tais como a abertura do Mar Vermelho. O tempo do Êxodo foi um período da história em que Deus derramou seu poder ricamente sob a forma de milagres. Mais do que tudo, vemos Deus atuando para adiantar o plano da salvação pelo resgate de seu povo escolhido e preparando para instalá-lo na terra que lhe havia prometido.
O Êxodo foi certamente um evento histórico real. Mas mesmo que a Bíblia forneça muitos detalhes, estudiosos acham difícil concordar exatamente sobre quando e onde ele ocorreu. Um motivo para a confusão é que algumas afirmações sobre o Êxodo podem ser interpretadas de maneiras diferentes. Outra razão é que evidências não endossadas por arqueólogos podem sugerir diferentes cenários para o mesmo evento.
Será essa confusão um dia desfeita? Provavelmente não. Não deveríamos esperar que alguma descoberta no Egito verifique ou desvende os fatos do Êxodo. Registros egípcios antigos contêm lacunas e erros. De fato, líderes egípcios algumas vezes destruíram registros deixados por líderes que os antecederam e dos quais não gostavam. Assim aos estudiosos da Bíblia - e a nós - foi deixada a tarefa de tentar entender esse grande evento da melhor maneira possível com a informação que temos. Felizmente, há na Bíblia informações mais do que suficientes do Êxodo para retratar um Deus que salva.

A DATA DO ÊXODO
Como dito antes, não há consenso entre os estudiosos da Bíblia sobre quando ocorreu o Êxodo. A maioria o localiza entre o séc. XV e o séc. XIII AC.
A última data - o séc. XIII AC - se encaixa melhor com algumas evidências arqueológicas do Egito e Israel, embora pareça se adequar menos com os dados bíblicos. Começando com o início dos anos 1900, muitos dos estudiosos mais liberais, e mesmo alguns conservadores, preferem essa visão. Nem todos concordam no entanto que o Êxodo foi um evento único. Alguns acreditam que os hebreus entraram na Palestina duas vezes em tempos bem espaçados. Esta visão contradiz o relato bíblico, que fala de um só Êxodo e um período de conquista.
Embora a Bíblia dê alguma informação cronológica sobre o Êxodo, ela não é definida. Por exemplo, de acordo com Êxodo 12:40, os descendentes de Jacó moraram no Egito por 430 anos. Deus já havia predito aquele intervalo de tempo para Abrão (Gênesis 15:13). Não há, entretanto, nenhuma maneira de saber exatamente quando aquele período de 430 anos começou.
Há outro problema. A Septuaginta - a primeira tradução grega do Velho Testamento, produzida em torno do século III AC - diz em Êxodo 12:40 que o período de ocupação no Egito foi de 215 anos. Poderiam existir de maneira concomitante duas tradições da história do Êxodo em Israel, uma lembrando que durou 215 anos e a outra que durou 430 anos?

O Exôdo decifrado


0 comentários: